Um Dia - David Nicholls

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

.
15 de julho de 1988, dia de São Swithin. Dexter Mayhew e Emma Morley se conhecem numa festa após a formatura da faculdade, e bêbados, vão pra cama juntos. Depois desse dia cada um irá seguir caminhos diferentes, mas apesar de ter sido "apenas uma noite", teve um significado especial para os dois, que acabam por se tornar amigos e compartilham várias histórias.



Emma é doce e inteligente, e Dexter faz o tipo "pegador" e carismático. Depois de vários projetos abandonados e caminhos errados, ela vai trabalhar numa companhia de teatro, mas seu sonho é ser uma escritora. Enquanto isso, ele, que gostaria de ser um fotógrafo, vai viajar pelo mundo para "ampliar seus horizontes", seu desejo é ser famoso, rico e bem sucedido. Eles mantem contato por cartas, aliás, Em manda cartas enormes contando o que tem acontecido de importante com ela, enquanto Dex manda cartões postais com frases superficiais apenas. Os dois se reencontram novamente no ano seguinte quando Emma fica hospedada por alguns dias na casa dos pais de Dexter. Eles se encontram outras vezes depois em aniversários de amigos, mas não houve nada mais do que amizade.

Algum tempo se passa, e Emma acaba por trabalhar num restaurante mexicano onde fica por mais tempo do que pretendia, enquanto ainda escreve suas histórias e poemas mas prefere guardar para si. Quando consegue enfim se livrar do emprego - que por sinal ela detestava -, começa a lecionar numa escola. Dexter, depois de abandonar a ideia de ser um fotógrafo profissional, acaba indo trabalhar na TV e fica deslumbrado com o todo o mundo "glamuroso" das celebridades.



Cada capítulo relata o que está acontecendo com os dois a cada 15 de julho ano após ano, por 20 anos. Além dos cápitulos, o livro também é divido em cinco partes, que são fases da vida dos dois, e ao longo da história outros personagens secundários e importantes vão aparecendo, são vinte anos de muitas mudanças nas vidas de Dex e Em.



O livro é muito bom e surpreendente. Consegue ser triste e dramático sem ser chato, e ao mesmo tempo engraçado, como quando Em e Dex resolvem nadar nús num mar na Grécia e alguém rouba as roupas de Dex, que tem voltar pro hotel enrolado em um saco de lixo. rs
David Nicholls tem uma escrita simples, mas inteligente. A história é cativante e muito bem escrita, não tem como não se emocionar. Além disso, é um livro que nos faz parar pra pensar nas atitudes que tomamos em nossa vida, nas escolhas erradas e às vezes infantis que temos e não conseguimos consertar, e podem decidir nosso futuro, dando um rumo totalmente diferente a ele. Como um erro, por mais bobo que seja, pode te fazer perder a oportunidade de viver algo incrível.
Praticamente durante toda a leitura fiquei com vontade de espancar o Dexter (hahaha) devido a estupidez dele quando precisava se decidir sobre algo e escolhia sempre a pior opção.

Foi feita uma adaptação para o cinema no ano de 2011, tendo 2 atores que gosto muito muito, Anne Hathaway e Jim Sturgess, como Emma e Dexter. Ainda não tive a oportunidade assistir, mas certamente está na minha lista de próximos filmes.

.

Adicione no Skoob | Saiba onde comprar

You Might Also Like

4 comentários

  1. Esse livro parece ser bom. Achei interessante o fato de cada capítulo se passar no dia 15 ano após outro.
    só acho que eles deveriam ter esperado até o dia 26 -q -q
    Adorei as fotos e a resenha. HSUAHSUHSUSHUASHAU fiquei imaginando a cena do saco de lixo XDDD

    ResponderExcluir
  2. @Emi, Diferente, né? Também achei isso muito legal.
    Hááá, esperar até seu aniversário. hahahahahah
    Obrigada, gats. *-*
    É muito hilária essa cena, você precisa ler. hahahah

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, muito bem escrita, desperta curiosidade e interesse pela historia, percebo que vc tem futuro, continue assim vc tem muito talento.

    ResponderExcluir

Curta Luddzilla no Facebook

Me add no Google+